As organizações atualmente são geridas com suporte de sistemas de Tecnologia da Informação. Com o passar do tempo, estes sistemas se tornaram elementos fundamentais aos departamentos suportando a execução dos processos de negócio.

Nos primórdios, cada departamento, em conjunto com a área de tecnologia, buscava soluções de TI que apoiassem seu dia a dia. Com o passar do tempo e evolução das organizações, os processos ficaram cada vez mais integrados fazendo com que os sistemas tenham que trocar informações entre si. Neste contexto surgiram as tecnologias que permitiam que diferentes aplicações desenvolvidas em diferentes tecnologias se comunicassem. Este foi a primeira importante forma de integração que permitiu automatizar etapas do processo.

Com o passar do tempo, os sistemas passaram a trocar cada vez mais informações e cada vez mais heterogêneos foram se tornando estes mecanismos.

As soluções de integração surgiram para atenuar e eliminar este hiato entre as diferentes formas de integração entre sistemas. Estas soluções permitiram então padronizar, catalogar e controlar o acesso às interfaces que cada sistema provinha para troca de informações. A partir de então, qualquer comunicação entre sistemas seria feita de forma organizada e gerenciada evitando retrabalho, aumentando o reuso de artefatos, padronizando e centralizando a comunicação.

Existem atualmente três tipos de integração gerenciada:

1) Centralizado: Onde um barramento de integração é concebido e todos os sistemas passam a publicar suas interfaces neste barramento

2) Distribuído: Onde uma arquitetura de microserviços possui seu próprio mecanismo de integração e roda de forma distribuída mas com gerenciamento centralizado

3) Centralizado e baseado em eventos: Este tipo de integração é similar ao centralizado, no entanto, ao invés de mediação de transações, a mediação é baseada em eventos onde sistemas distintos publicam eventos através de diferentes protocolos e a solução faz o tratamento destes eventos.

As soluções da Vizion suportam qualquer um destes tipos de integração e permitem implementar os conceitos através de diferentes fabricantes. Fornecemos soluções de integração, gestão de eventos, integração de dados e gestão de APIs da WSO2, IBM e TIBCO. Cada fornecedor tem suas particularidades e nós estamos preparados para identificar qual é a melhor para os desafios de sua organização.